quarta-feira, 30 de junho de 2010

FIQUE SABENDO SOBRE: Os Fungos carnívoros

Plantas carnívoras todos conhecem mas acabei de ficar sabendo da existência de fungos carnívoros! Saiu na revista Science um artiguinho falando que foi achada evidência do mais antigo fungo carnívoro preservado em âmbar do Cretáceo (o legal de se ler estas revistas científicas é que o que mais chama atenção nem é o objeto da notícia). Procurando no Google descobri que existem mais de 200 espécies de fungos carnívoros que, assim como as plantas carnívoras, podem capturar presas de formas passivas ou ativas.
O fungo Arthrobotrys anchonia faz pequenos anéis com o seu corpo que inflam quando estimulados, estrangulando vermes inocentes que passem pelo seu interior. As células do anel conseguem inflar até três vezes o se volume em um décimo de segundo! Quando um verme se enrosca em um anel, ele começa a tentar se soltar e freqüentemente acaba se enroscando em outros anéis! Após a captura, o fungo cresce extensões para dentro do corpo do verme, absorvendo-o em um ou dois dias.

No caso da foto, o fungo está nos estágios iniciais da captura e o verme ainda não está estrangulado. Ah! E o fungo é microscópio (os anéis têm 20 a 30 mícrons de diâmetro) então nada de "Ataque dos Fungos Carnívoros Gigantes" por aí...
Mundo doido esse, não?



Nenhum comentário:

Postar um comentário